sábado, 19 de outubro de 2013

Festa dos Professores 2013

Ontem 18/10, a Secretaria da Educação comemorou em grande estilo o "Dia do Professor". Festa boa, organizada com bom gosto e delicadeza com a excelência dos serviços profissionais de Cintia Vasconcelos...

Apenas uma resalva: quatro ambientes distintos (marca do lugar) acabaram nos dividindo em pequenos "guetos" e perdemos um pouco da possibilidade de interação maior uns com os outros.
Ao me despedir na saída, algumas pessoas manifestaram seu pesar por não terem conseguido ouvir a reflexão que compartilhei quando fui convidada pela Secretária Adélia para saudar os Professores... O som foi posicionado no o salão principal e nos outros ambientes nada se ouviu das palavras compartilhadas por Adélia e por mim. (interessante é que depois o som da boate foi ouvido em todos os ambientes... e alto!! rsrsrs) Posto então aqui parte da reflexão pensada carinhosamente, em sincera reverência aos professores que "fazem" a Educação do município de Ubaitaba...

"Comecei falando da importância de celebrar... O ato de celebrar é um marco de significância em todas as ocasiões que merecem destaque especial. Foi assim com o Professor, quando na época do Império, o então imperador D. Pedro I institucionalizou o Ensino Elementar no Brasil e através de um decreto imperial instituiu o "Dia do Professor". Entretanto, só começou a ser comemorado em 1947, 120 anos após.
Em 1963, o "Dia do Professor" foi oficializado nacionalmente pelo Presidente João Goulart no Decreto Federal 52.682 de 14/10/1963, (50 anos atrás). No Decreto, a justificativa da data destinada ao Professor: "(...) para comemorar condignamente o Dia do Professor", em solenidades que enalteçam a função do Mestre na sociedade moderna (...)"

Continuei relembrando que houve um tempo em que o Professor foi mais valorizado em nosso País, mas em tempos atuais era necessário retomar a luta pela merecida valorização; porque sabemos muito bem o significado de "enfrentar dificuldades" no que tange à questão salarial e à questão que envolve melhores condições de trabalho. Porém o que desejava destacar naquele momento era nada mais, nada menos do que a missão que foi confiada a cada um que dos que escolheram fazer a diferença através da Educação.

"NÓS TOCAMOS O FUTURO QUANDO ENSINAMOS". E o fazemos porque através do nosso exercício diário, nós oferecemos oportunidades para que o nosso aluno possa entender o mundo, aprender sobre o mundo, aprender a se defender no mundo e do mundo (sentido de proteção). Nós reforçamos as possibilidades e as oportunidades quando trabalhamos a consciência de Liberdade, afinal, nós educamos para a liberdade; quando valorizamos a cultura, no sentido particular e geral; quando fortalecemos os Valores Sociais do Respeito, da Solidariedade, da Ética, aqueles
implantados pela Família, mas que precisam ser diariamente reforçados pela Escola; e quando trabalhamos o Respeito às Diferenças, no sentido da Inclusão ampla, geral e irrestrita, através do nosso exemplo, da tolerância e da aceitação do outro como ele é.

"Todos aprendemos, mas é preciso SABER ensinar". E esta é uma ARTE própria do Professor. Precisamos nos apropriar dessa verdade, excelencia que pertence a NÓS PROFESSORES!!!! Não basta apenas conhecer... É preciso conhecer para transformar a própria vida e o seu entorno. Então, de acordo com as palavras do sábio Rubem Alves, "Professores não são aqueles que conhecem os saberes. São aqueles que sabem encontrar caminhos para eles".

Ao encerrar as minhas  palavras, dediquei mais uma vez a minha mais sincera reverência a todos que honrosamente fazem com que a Educação do nosso município realmente aconteça, agradeci e finalizei com um provérbio indiano como expressão do meu desejo para todos nós: "Ocupemo-nos, pois com as coisas que nos causam encantamento... e tudo aquilo a que chamamos de 'problemas' ficará pequeno, perto do fascínio daquilo que chamamos de VIDA"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário